Governo lança programa destinado a tratar pessoas com problemas psiquiátricos.
“No mês de prevenção ao suicídio governo lança ações e novos tratamentos pelo SUS.”
Realizado no último dia 11, no Centro Universitário Christus (Unichristus), evento em Fortaleza lançou novo programa do governo em apoio ao usuário do sus, “Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida” contou com a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que destacou a preocupação com a chamada quarta onda da pandemia da Covid-19, relacionada ao aumento de casos de doença mental. Para Pazuello, o Brasil sai na frente de outros países no combate a futuros casos de depressão e ansiedade ao construir novas políticas de prevenção, como é o caso das “Ações em Defesa da Vida”, e da disponibilização de novos tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conheça o programa
A iniciativa “Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida” promove cursos a distância, encontros, palestras e elaboração de materiais para ampliar o atendimento em saúde, a formação nas escolas e nas comunidades. O site prevencaoevida.com.br abriga os conteúdos educativos. Através da página, são feitas as inscrições para as atividades de forma gratuita. O portal também abriga cartilhas e videoaulas. O público-alvo são adolescentes entre 11 e 18 anos e multiplicadores. A iniciativa é feita em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Ministério da Educação (MEC) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Nós acreditamos que a educação tem o poder de transformar o mundo. E quando a gente usa esse poder da educação com conhecimento sério, bem preparado, para formar a sociedade, a gente pode transformar gerações. E os três ministérios que se juntaram para fazer esse projeto, que nós apresentamos ao Ceará e vamos apresentar ao resto do Brasil, acreditam nisso. Que quando a gente chegar às escolas, a gente é capaz de transformar o Brasil e ser exemplo para o mundo”, destacou Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), durante a cerimônia.
“Com essas ações, o Ministério da Saúde espera levar à sociedade conhecimento de qualidade para que nós possamos, em um futuro bem próximo, reduzir esses tristes indicadores que afligem a sociedade brasileira”, concluiu a secretária Mayra Pinheiro.