6 Maneiras de evitar acidentes
6 Dicas Para a Prevenção de Acidentes No Trabalho ⚠👷⠀
⠀
1. Preze pela atenção no trabalho⠀
Em 1º lugar, todo trabalho precisa ser feito com foco. Especialmente em cargos que envolvam riscos, é fundamental ter atenção nos fatores do ambiente que podem torná-lo perigoso.⠀
Conversas, smartphones e até mesmo fatores como o cansaço podem expor o funcionário a acidentes.⠀
⠀
2. Evite a exposição imprudente ao risco⠀
Acidentes acontecem frequentemente por plena imprudência do trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime. Esse pensamento deve ser difundido por toda empresa para que, assim, se torne uma ideia ampla.⠀
Evite também ficar próximo de áreas e equipamentos que você não tenha um treinamento qualificado.⠀
⠀
3. Mantenha o local de trabalho limpo e organizado⠀
Muitos acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho. Por exemplo, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso e etc.⠀
⠀
4. Exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)⠀
As empresas são obrigadas a fornecer EPIs, para o funcionário. Assim, os funcionários terão proteção para a realização de suas tarefas com segurança. Cada trabalho executado tem parâmetros que exigem EPIs específicos, então fique atento(a).⠀
⠀
5. Cuide de você e do seu colega de trabalho⠀
Todo cuidado é pouco, cuide de sua equipe. É fundamental que companheiros de trabalho orientem uns aos outros, para evitar situações de risco. Um exemplo é com o uso dos EPIs. Um funcionário deve sempre lembrar o outro colega do uso dos EPIs.⠀
⠀
6. Comunique incidentes⠀
Incidentes podem virar facilmente acidentes. Tudo que acontecer fora da normalidade em suas tarefas deve ser comunicado aos superiores e, principalmente, ao setor de segurança do trabalho. Normalmente, as empresas possuem seu próprio procedimento quanto aos registros de incidentes, então, é sempre bom segui-lo.⠀