Home Office exige adequação do SST
Aplicando o SST no Home Office
Em decorrência da pandemia, uma grande parte de trabalhadores está exercendo suas funções em esquema de Home Office. Essa experiência acabou se demonstrando muito eficiente para as empresas que economizam em transporte, contas fixas como luz e água, entre outros cortes de despesas. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas demostra que 30% das pessoas que estão em home office devem permanecer assim.
Preocupação sobre adequação
Contudo, isso fez com que acendesse uma luz questionando se o SST está preparado para mapear os riscos da nova modalidade, isso precisará de uma constante atualização da legislação e dos processos organizacionais.
“É complicado avaliar os resultados do home office apenas pelo período da pandemia, pois foi um momento de urgência, com a tomada de medidas emergenciais, isso, fez com que muitos pontos relacionados às leis trabalhistas não fossem analisados em sua profundidade, o que deve mudar com a retomada, com maior preocupação com a adequação das estações de trabalho, saúde do trabalhador e fiscalização”, analisa Tatiana Gonçalves, sócia da SST home office.
A especialista ainda afirma que algumas das ações esquecidas durante a pandemia terão que ser replicadas em casa com a efetivação da modalidade, como por exemplo a preocupação com a ergonomia, higiene e organização da estação de trabalho, acompanhamento constante da empresa.