Terapia Ocupacional ao Trabalhador, atendimento durante pandemia.
Você sabe o que Medicina Ocupacional?
De modo geral, as contribuições do terapeuta ocupacional, especificamente para a saúde do trabalhador, se dão no âmbito individual e coletivo. As intervenções incluem procedimentos de promoção da saúde, avaliação da funcionalidade e desempenho ocupacional para o trabalho, tratamento, reabilitação, elaboração e indicação de tecnologia assistiva, análise e intervenção no ambiente, propondo mudanças ou adaptações nos postos de trabalho, acompanhamento de retorno ao trabalho, inclusão no mercado de trabalho, implantação de programas de prevenção de incapacidades, proposição de políticas públicas.
Resolução nº 459 de 20/11/2015 / COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
(D.O.U. 09/12/2015)
Terapeuta ocupacional na Saúde do Trabalhador.
Dispõe sobre as competências do terapeuta ocupacional na Saúde do Trabalhador, atuando em programas de estratégias inclusivas, de prevenção, proteção e recuperação da saúde.
As ações de Saúde do Trabalhador visam à redução dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância à saúde do trabalhador. Essas ações são executadas por equipes multidisciplinares que incluem o terapeuta ocupacional.
O terapeuta ocupacional pode atuar junto a pessoas com dificuldades, incapacidades (temporárias ou permanentes) ou deficiências provocadas por acidente ou doença relacionada ao trabalho, como a LER/DORT e os seus efeitos; depressão; transtorno de ansiedade etc.
Atendimento durante a pandemia
Há quase 5 meses os profissionais principalmente da área da saúde tem vividos dias de extremos estresse, muitos sentem sintomas do cansaço não só fisicamente, mais também mentalmente. São vários relatos de abandono de trabalho, depressão, dores pelo corpo entre outros sintomas. Muitos desses profissionais tem procurado ajuda médica pela medicina ocupacional.
Por esse motivo o Crefito fez a convocação de profissionais de saúde da área de Fisioterapia e Terapeutas Ocupacionais para fazerem capacitação para atendimento durante o enfrentamento à Covid-19.